Sejam bem vindos ao meu blog,ao meu não,ao nosso blog!!!!!

Seja bem vindo ao nosso blog,a proposta desse blog é a interação da escola,homem,e ecologia. O quanto é importante que professores conscientizem seus alunos sobre a importancia do bem do nosso meio ambiente......
Agradeço desde já a sua visita e seja sempre muito bem vindo!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ecologia e Ecossistema

                                                         Relação animal e vegetal
   A ecologia é definida como uma ciência “que estuda a relação entre os organismos e seu meio ambiente”. Esses estudos são divididos em plantas e animais.
No estudo das plantas, a ecologia vegetal pesquisa como é a relação das plantas entre si, suas reproduções, sobrevivência, cultivo de espécies e preservação das mesmas.
Já os estudos dos animais, através da ecologia animal, pesquisam a distribuição das espécies de acordo com as regiões, o comportamento das mesmas e suas relações com outros animais e seu meio ambiente.
Além disso, a ecologia é também a pesquisa da relação entre plantas e animais, uma vez que várias espécies animais dependem das plantas para sobreviver.

                       Relação ecológica entre produtores, consumidores e decompositores

   Os recursos naturais como água, sol, ar, minerais, fósseis, animais e vegetais são os responsáveis pela existência da vida no planeta e são considerados importantes elementos da ecologia.
   Todos os organismos, sejam eles vegetais ou animais, dependem de outros para sobreviver. Juntos em um mesmo ambiente, formam o ecossistema daquele lugar, juntamente com outros fatores importantes como luz, umidade, tipo de solo, temperatura, etc.
   Dentro desses ecossistemas são formadas as teias de relações entre animais e plantas, em razão da dependência de uma espécie se alimentar através da outra.
    As plantas produzem seu próprio alimento, por isso são chamadas de produtoras.
   Já os seres que precisam se alimentar de outros seres vivos são considerados consumidores. As plantas carnívoras se alimentam de insetos e outros seres vivos, por isso não produzem seu próprio alimento, sendo consideradas consumidoras.
   Fungos e bactérias, que ajudam a transformar restos de animais e vegetais mortos em nutrientes para o solo, são chamados de decompositores.
   Existem ainda as cadeias alimentares, que são formadas pelos produtores, consumidores e decompositores.
   A toda essa relação entre seres vivos dá-se o nome de equilíbrio ecológico

Autora: Jussara de Barros.

Um comentário: