Sejam bem vindos ao meu blog,ao meu não,ao nosso blog!!!!!

Seja bem vindo ao nosso blog,a proposta desse blog é a interação da escola,homem,e ecologia. O quanto é importante que professores conscientizem seus alunos sobre a importancia do bem do nosso meio ambiente......
Agradeço desde já a sua visita e seja sempre muito bem vindo!!!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A importancia da Ecologia nas escolas

Quando qualquer tema é abordado na educação escolar, faz-se necessária uma pesquisa para saber como está sendo trabalhado, qual a qualidade e os recursos utilizados para que os alunos o compreendam verdadeiramente.

As escolas de um modo geral trazem em seu currículo o tema ecologia, mas cada uma diferencia na maneira e qualidade de exposição do assunto.

Há escolas que felizmente se tornam modelos a serem seguidos por seus exemplos diários de práticas sustentáveis e levam os alunos (crianças e adolescentes) a participarem ativamente desse processo não só no ambiente escolar como em casa e na sociedade.
Porém infelizmente a maioria das escolas não se preocupa em trabalhar todos os dias com essa área, e nem tão pouco servem de exemplo para seus alunos.

Vemos ainda escolas que se lembram da sustentabilidade uma vez por ano apenas, quando é promovida a Semana Dedicada à Ecologia. Nessa semana os alunos procuram demonstrar tudo que sabem apresentando trabalhos maravilhosos, ouvindo palestras, participando de debates e gincanas.

Encerrada a semana acaba-se tudo que foi divulgado e lá se vão os papéis, chicletes e restos de lanches espalhados pelo chão.
As carteiras lixadas ganham novamente os desenhos e rabiscos, e nada mais faz sentido em relação a tudo que aprenderam e pregaram.

Nem mesmo as escolas dão importância ao fato, pois as luzes continuam acesas sem necessidade, as torneiras voltam a pingar e os fortes produtos de limpeza voltam à ativa, e os alunos continuam agindo como antes tanto na escola quanto fora dela.

Crianças e adolescentes que não respeitam o meio ambiente e se a escola não despertar para seu papel principal de educar todos os dias e não uma vez por ano isso se tornará uma bola de neve e a sociedade continuará a formar mais e mais cidadãos adultos que continuarão a poluir a natureza.

Devem ser parabenizadas as escolas que tem como meta a educação por um todo, dando exemplo, ensinando e cobrando atitudes de respeito a si próprio, à sociedade e ao meio ambiente.

Já para as escolas que não dão tanta importância à ecologia apelamos que acordem, pois sem o equilíbrio ambiental não há haverá vida em nosso planeta.

Autor:Carlos de Abreu

3 comentários:

  1. Boa noite Pathy!

    Você é umA PESSOA ESPECIAL e continue sempre se importando com a ecologia porque isso deve ser sempre lembrado na escola e na nossa vida!
    Do seu amigo Caius Vinícius

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Apaguei, por que escrevi uma palavra errada, e não consegui editar a tempo de não perder meu ônibus!!!!
    Mas quero dizer, que a honra, foi e sempre será minha, de poder ter compartilhado da sua presença, e quero dizer ainda mais, você é a melhor amiga que uma pessoa pode ter,minha irmâ, meu anjo da guarda!
    Desejo toda a sorte do mundo pra você, pro meu irmão Marcos, pra tua família, pra tudo que te cerca!!!!
    Deus te abençôe muito, ricamente!!!!!!
    Do seu amigo maluquinho, porém, que te adora!!!
    Caius!!!

    ResponderExcluir