Sejam bem vindos ao meu blog,ao meu não,ao nosso blog!!!!!

Seja bem vindo ao nosso blog,a proposta desse blog é a interação da escola,homem,e ecologia. O quanto é importante que professores conscientizem seus alunos sobre a importancia do bem do nosso meio ambiente......
Agradeço desde já a sua visita e seja sempre muito bem vindo!!!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A ecologia na escola

Reproduzido aqui um pequeno  trecho  do capitulo"Conhecimento ,ética e ecologia"
do livro"A escola e o conhecimento escrito por:Mario Salles.

Cuidado, você e eu, com a arrogância. Nós, humanos, somos muito arrogantes em relação ao planeta.
(…) O que você e eu, com os teus alunos e alunas, temos de ter com clareza é que somos um ser entre outros. Um ser importante, um ser com nível de evolução bastante grande dentre as espécies. Exatamente por isso, nós precisamos ter consciência do que fazemos para proteger a vida.  Ora, é nessa hora que volta o tema ética. Afinal, quando se fala em consciência, se está falando em ética. Retomemos: a ética é aquilo que orienta a tua capacidade de responder a três grandes questões, a tua, a minha, a dos nossos alunos e alunas. Três grandes questões na vida são: Quero? Devo? Posso?
É isso que orienta a nossa conduta. Para eu responder e agir a partir dessas perguntas: querer, dever e poder, nós temos princípios, valores que nos orientam a responder. Nesse sentido a ética são os princípos de orientação do modo como agimos e nos conduzimos na vida. "
(…) Egoísmo não é a mesma coisa que individualidade. A individualidade é quando você e eu protegemos a nossa identidade, e buscamos respeitar a nossa própria autonomia. O egoísmo é supor que as coisas estão ao meu serviço. E aí, claro, muitos de nós temos uma atitude que é predatória. Hoje se fala em atitude predatória em relação ao meio ambiente, mas predação se dá também em relação à nossa consciência.
Nós não podemos apodrecer a nossa consciência, a nossa cabeça que pensa, e precisa proteger. Quero? Devo? Posso?
(…) A consciência ecológica não é simplesmente proteger o pássaro, proteger a árvore.  A consciência ecológica é uma consciência ética, na qual eu tenho atitudes de não destruir, de não desmontar, de não achar que aquilo que aí está tem e precisa, e até pode ser, objeto da minha liberdade.
(…) Nós podemos, queremos e devemos. É nosso dever ético que se faça, de modo a não tornar a Vida pequena."

Nenhum comentário:

Postar um comentário